domingo, dezembro 17, 2006








Marcela Gonçalves Campeã

nacional de Karate



Marcio Oliveira 3º lugar nacional de Karate


Os atletas da Associação Juvenil de Karate Portugal estiveram em grande nível no nacional de Karate Cadetes e Juniores, que decorreu no passado sábado dia16 de Dezembro em Aguas Santas na Maia.
Os três atletas que ficaram apurados para o nacional eram; Marcela Gonçalves, Ricardo Silva e Márcio Oliveira todos atletas do clube de Karate do Centro Social C.D.R. de Vila Nova de Sande.
Marcela Gonçalves revalidou o seu título de campeã nacional de Karate pela terceira vez consecutiva, ao fazer três combates de grande confiança táctica, conseguiu impor a sua maior experiência perante as suas adversárias. Enquanto que Márcio Oliveira esteve muito bem no jogo táctico fazendo combates de grande nível subiu ao pódio para ficar em 3º Lugar, no combate de acesso a final ficou empatado, sendo desempatado pelos os árbitros que numa decisão quanto a nós bastante dúbia deram a vitoria a um atleta da casa. Já Ricardo Silva na categoria de cadetes classificou-se em 4º lugar da geral conseguindo também ele um bom resultado para a primeira vez em que esteve a competir num nacional, depois de se ter sagrado campeão Regional.
De referir que na prova estiveram em competição cerca de 420 atletas vindos de todo o Portugal continental das Regiões autónomas dos Açores e da Madeira, nas categorias de Kata (forma) e Kumite (combate) e que a prova foi solenemente aberta pelo presidente da câmara da Maia.
Todos os atletas foram acompanhados pelo seu treinador e Sensei Filipe Ferreira e o pelo sempai António Silva.

quarta-feira, dezembro 13, 2006


Sensei Filipe Ferreira ministra estágio no Sporting clube de Portugal!


O sensei Filipe Ferreira foi convidado pela associação Sakura, para ensinar karate Wado Ryu no estágio desta mesma associação.
O estágio tinha várias vertentes Marciais os instrutores intervenientes foram, Mónica Couto Ju-Jutsu, Kobujutsu, Ricardo Grilo taekwondo, mestre Beniko Shiatsu, e o Sensei Filipe Ferreira Karate.
Acompanharam o Sensei Filipe nesta deslocação a Lisboa, Marília Oliveira, Pedro Campos, Agostinho Marques e a Andreia Monteiro.
De salientar o bom ambiente vivido durante todo o estagio, em que estavam presentes alunos de todas as faixas etárias, desde os 6 até aos 71 anos.
Sensei Mónica está de parabéns, pela excelente organização do estágio, e o Sporting clube de Portugal pelo espaço impecável para a pratica de artes marciais que dispõe, e que colocou a nossa disposição!
O Sensei realizou um trabalho de sandozuki para combate de distancia curta, aos níveis jodan, chudan e gedan, embora o tempo destinado ao karate não fosse o ideal, houve pela parte dos atletas um grande empenhamento para conseguirem assimilar em tão curto espaço de tempo a combinação pretendida, que de resto foi desenvolvida pelo sensei Filipe Ferreira e que todos acharam muito interessante.

quinta-feira, novembro 23, 2006

AJKP nos pôdios do regional Cadetes/Juniores















Ricardo Silva Campeão regional Karate


A AJKP Participou no passado dia 11 em mais um campeonato regional de karate na categoria de cadetes e juniores com três atletas, Ricardo Silva cadetes -75 kg, Marcela Gonçalves júnior -60 kg e Márcio Oliveira Júnior + 80 kg.
O saldo foi francamente positivo porque todos os atletas conseguiram o apuramento directo para os nacionais, que era o seu principal objectivo, como ainda conseguiram subir ao pódio por as mesmas três vezes, com especial destaque para o jovem atleta vimaranense Ricardo Silva que pela primeira vez conseguiu sagra-se Campeão Regional de Karate, fruto de muito esforço e dedicação por parte desta jovem promessa do karate.
Já os outros atletas em prova, ambos Campeões nacionais em anos anteriores, Marcela Gonçalves sagrou-se vice campeã regional, depois de ter estado ausente durante quase toda a preparação para o campeonato por motivos de doença, e o Atleta Márcio Oliveira arrecadou o terceiro Lugar, num ano em que mudou a sua categoria de peso, teve algumas dificuldades de adaptação, mas conseguindo de igual forma atingir os objectivos propostos pelo seu treinador Filipe Ferreira.
Todos os atletas Foram acompanhados pelo treinador adjunto Joaquim Silva, que fez um bom trabalho, estando também ele de parabéns.

segunda-feira, novembro 13, 2006

GATO POR LEBRE


Gato por lebre
Sábado Novembro 04th 2006 , 1:01 am
Arquivado como: Opinião


Algo que me perturba profundamente; as novas artes marciais de defesa pessoal ou aulas específicas para o efeito, com instrutores “especializados” em técnicas que versam as mesmas.

Na minha perspectiva, nas ditas técnicas de defesa pessoal - como já vi algumas vezes serem ministradas em cursos para o efeito - o que é ensinado é um conjunto de “truques” que só irão ser bem assimilados por alguém que já possua conhecimentos em artes marciais, isto quando o público alvo destas aulas normalmente são leigos que nunca tiveram quaisquer contactos com actividades de semelhante objectividade.

Julgo que para se dominar minimamente técnicas de defesa pessoal é necessário percorrer todo um processo de “trabalho base”. Tais conhecimentos serão fundamentais para o suporte físico e técnico do sujeito e da sua aprendizagem, bem como o é em todo o trabalho inerente a prática de artes marciais no geral – e no karaté em concreto -, que visam uma constante a superação física e mental, por forma a tornar quaisquer reacção natural num momento de confronto, sem que “bloquear” - como acontece a muita gente.

Todas as Artes Marciais, sem excepção, devem conter trabalho de base. “Não se começa uma casa pelo telhado” mas sim pelos seus alicerces. O nosso desenvolvimento no futuro dependerá muito dessas fundações.

Temo – isto só para não asseverar que estou plenamento certo - que se ande a propagandear e vender “Gato por Lebre” em alguns Ginásios e Centros de Prática. Meus amigos, tal não existe: o elixir da sabedoria e da magnificência momentânea, para que se anuncie tão categoricamente que, com a frequência dessas aulas (algumas em cursos de fins-se-semana) se prepare pessoas para confrontos reais com assaltantes, violadores, sequestradores, etc. Isto, quanto a mim, é eticamente incorrecto e poderá transmitir aos destinatários uma falsa sensação de confiança, que inclusivamente se poderá revelar fatal, custando-lhes assim a própria vida.

Para que um sujeito se encontre minimamente preparado é necessário uma prática contínua de ANOS, até que se possa, através da base adquirida, começar a dominar um tal conjunto de técnicas, raciocinar um leque de soluções, que permita superiorizar-se perante um ou vários agressores. E, até mesmo assim, com plena consciência de que nada estará assegurado e que poderá perder a vida num confronto desses, mercê de um hipotético excesso de confiança.

Filipe Ferreira

segunda-feira, outubro 30, 2006


Reflexão sobre a Humildade

Tenho visto coisas que sinceramente me fazem pensar. Observo pessoas que se auto intitulam de humildes e que não obstante o serem, por vezes tomam atitudes arrogantes e de grande prepotência para com os outros, impondo o seu estatuto social, a sua graduação, o seu cargo no emprego para basear e suportar tamanha hipocrisia. Devemos meditar sobre o assunto, e de certa forma tentar perceber porque é que isto acontece. Onde falhamos?! Se começamos a nossa caminhada sempre de forma humilde, com um cinto branco à cintura, a fazer recados no emprego e se foi devido à nossa humildade que conseguimos subir de cargo, de graduação no karate, na vida social, porque é que quando atingimos alguns objectivos, perdemos essa mesma humildade de quando nos iniciámos, que nos permitiu melhorar e chegar até ali? Sim, porque se não tivéssemos sido humildes nunca teríamos conseguido lá chegar.
Esta reflexão nada mais é que uma chamada de atenção para todos nós. Sem humildade nunca se é puro; ninguém é realmente sábio se menospreza a humildade. Não basta ser ou dizer que se é humilde, é necessário trabalhar todos os dias essa mesma humildade, nas pequenas e grandes coisas, não para provar alguma coisa a alguém, mas para sentirmos que assim o nosso caminho não estagnou, e que o caminho da felicidade e da realização pessoal está ao nosso alcance. Só temos de ser humildes todos os dias.

Sensei Filipe Ferreira

quarta-feira, outubro 25, 2006

comunicado

A AJKP, vem por este meio comunicar a todos os associados e amigos, que não irá participar no campeonato da europa da wado kai, por motivos profissionais do seu director técnico, e também de alguns patrocinios chegarem muito tarde, foi decidido pela direcção que não haveria representação em budapeste de nenhum atleta da AJKP.
Todo o dinheiro que foi angrariado na festa de angrariação de fundos, será utilizado para a compra de material para a associação nomeadamente uma fotocopiadora multifunções.
já agora fica o agradecimento a todos os envolvidos na recolha de patrocinios, e a todos os parceiros da AJKP.


Filipe Ferreira

terça-feira, outubro 24, 2006

Os samurais


Abram alas para o samurai. a multidão baixa os olhos e afasta-se para que o guerreiro atravesse uma estrada congestionada em edo, a futura Tóquio. estamos no século XVIII, mas a cena poderia ocorrer cem anos antes ou depois, num Japão cristalizado nos modelos feudais.

Na rua, e impossível não reconhecer um samurai. Duas espadas, uma comprida e outra curta, destacam-se à cintura. Os samurais pertencem à classe guerreira, a mais elevada, e só eles podem andar com ambas as espadas, símbolos mortíferos da sua autoridade. Este samurai vem vestido de quimono, sobre o qual traz calças, harmoniosas como uma saia, e uma jaqueta curta e solta. Tem a parte de cima da cabeça rapada e o cabelo dos lados e de trás apanhado num belo rabo de cavalo. O samurai anda sem pressa. O governo não o obriga a trabalhar, embora permita que ele o possa fazer para aumentar o seu salário anual de arroz. Cabe-lhe apenas o dever de manter-se em boa forma para combater e defender o regime em tempos conturbados. E se algum homem do povo se atrever a faltar-lhe ao respeito – desobedecendo a uma ordem sua ou embatendo contra a sua espada – o samurai tem o direito (raramente invocado) de matar o ingrato no próprio sítio. Os samurais nascem com o direito à arrogância. Esta classe guerreira prevaleceu na história do Japão durante quase 700 anos, entre 1185 e 1867, marcando um tempo tão implacável e violento – e tão rico em termos culturais – como o da Roma antiga ou o da Europa medieval. Com efeito, os antigos cavaleiros europeus são provavelmente os parentes históricos mais próximos dos samurais. À semelhança dos cavaleiros, os samurais (“aqueles que servem”) formavam uma elite militar, composta por chefes de clãs, ou senhores da guerra, e os soldados leais que combatiam sob as suas ordens. Por tradição, ao imperador era devida a mais elevada vassalagem no Japão. No entanto, quando os samurais se asse-nhorearam do poder, o imperador foi relegado para um plano de figura decorativa e foi eclipsado por um ditador militar – o xogum, ou comandante-em-chefe, designação reveladora do novo domínio dos samurais. Num campo de batalha, os samurais e os cavaleiros ter-se-iam certamente reconhecido. Ambos usavam armadura, combatiam montados a cavalo, com espadas e lanças, punham cerco a castelos e a sua vida obedecia a um código de honra. No entanto, samurais e cavaleiros tiveram uma longevidade diferente: a classe guerreira japonesa beneficiou de um domínio extraordinariamente duradouro, que só terminou quando os vasos de guerra norte-americanos entraram nos portos japoneses, expondo a incapacidade do xogum para defender o país. As forças reorganizaram-se em torno de um novo imperador e derrotaram facilmente o exército do xogum: terminara o reinado dos samurais.


Este é um excerto da reportagem que pode encontrar na edição impressa da NGM – Portugal.

domingo, outubro 15, 2006

ORIENTAL TOUR



Sexta feira dia 20 de Outubro, a AJKP irá realizar uma festa para angrariação de fundos.
Essa festa irá realizar-se no quixote Bar em Guimarães, com a presença de Dj Gabriel Simao, Dj Romollos e Dj Moranguito. Ainda decoração temática, e com demonstração de tecnicas de defesa pessoal e kata.
contamos com a presença de todos os nossos amigos e simpatizantes, no sentido de darem um contributo com a sua presença, para que seja possivel á AJKP levar 2 atletas ao campeonato europeu da wado-kai em Budapeste, Hungria.
Mas também no sentido de reforçar laços de amizade entre membros e amigos da AJKP.
Arigatogozaimaste.

segunda-feira, setembro 25, 2006

Estágio de shiai Kumite com Alex Biamonti



AJKP esteve presente no 3º estágio de shiai Kumite do grande campeão do mundo, Alexandre Biamonti.
O estágio realizou-se na Cidade de Sto. Tirso, os elementos presentes foram Sensei Filipe, Marcio, Quim, Marília, João, Miguel e Ricardo.
O treinador Biamonti fez sobretudo referência ao entendimento da distancia, e que o karate é principalmente, "distancia e equilíbrio".
Todos ficaram satisfeitos pela aprendizagem obtida, e também pelo bom ambiente vivido durante o estágio.

naianshi Kata

Sensei Filipe Ferreira, num fim de tarde no Alto da srª da Saúde, depois de a ter subido a correr, com a mochila às costas onde leva-va a camera de filmar, gravou este momento, ao pôr do sol.


quarta-feira, setembro 13, 2006

AJKP na FNK-P



Realizou-se no passado dia 9 de Setembro uma Assembleia Geral da (FNK-P) Federação Nacional de Karate portugal em Carcavelos, no hotel Praia e Mar.
A AJKP esteve representada nessa Assembleia Geral pelo seu presidente Filipe Ferreira e também pelo vice-presidente Carlos Pinto.
Das várias ordens de trabalho da Assembleia Geral, uma delas foi a aprovação da entrada de novas associações para a FNK-P,a AJKP era uma das candidatas, tendo sido votada favoravelmente por unanimidade.
É mais uma vitória para todos os membros da AJKP, pois em tempo recorde conseguimos preencher todos os requisitos legais para fazer parte desta Federação de utilidade pública, conseguindo atingir desta forma os nossos objectivos de desenvolvimento da Associação Juvenil Karate Portugal.

terça-feira, setembro 12, 2006

tanto dori

o grande mestre Hironori Otsuka com o seu filho Jiro Otsuka, a fazerem demonstração de tanto dori, apreciem isto porque é poesia em movimento, de salientar k o mestre nesta altura tinha 82 anos.


terça-feira, setembro 05, 2006


Hironori otsuka
"Sensei"



"Não julgue que a prática da arte marcial seja apenas uma ação grotesca; é aquela que aprimora a paz interior segundo o caminho que busca a harmonia."



O sensei Hironori Otsuka nasceu a 1 de junho de 1892 em shimodate, prefeitura de Ibaragi, Japão.
Em 1897 com 6 anos de idade começou a estudar Koryu jujitsu.
Em abril de 1905 iniciou-se no estudo de Shindo Yoshin Ryu Jujitsu com o Mestre Tatsusaburo Nakayma.
Foi-lhe concedido o mais alto grau de instrutor (Menkyo Kaidan) pelo Mestre Nakayma em junho de 1920.
Começou a estudar Karate com o mestre Ginchin Funakoshi no verão de 1922.
Depois disso estudou tradicional Okinawa karatejutsu, alternadamente com o Sensei Choki Motobu e o Sensei Kenwa Mabuni. Ainda nesse ano recebeu o titulo de instrutor Sénior (Renshigo) da All Japan Marcial Arts Federation. Por volta de 1928, era Instrutor assistente do Sensei Funakoshi.
Fundou em maio de 1933 o Karate Wado Ryu, o primeiro estilo de concepção inteiramente japonês.
Em 1942 foi-lhe concedido o titulo de Mestre (Tashigo).
Foi condecorado pelo Imperador do Japão, em 1966 com a medalha da 5º ordem de mérito pelo seu trabalho ao longo de vários anos, de divulgação do Karate no mundo inteiro.
Em 1972 foi-lhe atribuido pela familia Imperial Japonêsa o titulo de Shodai Karate-do Meijin Judan (o mais alto título possivel)-isto significa o 1º mestre de Karate com 10ºDan.
Também recebeu do governo do Japão a medalha de Shiju Hooshu pelas suas ilustres contribuições na area do desporto. Foi o único homem em toda a historia do Karate a receber tal honra.
A 29 de Janeiro de 1982 faleceu com 90 anos de idade.

quarta-feira, agosto 30, 2006

1º Jantar da A.J.K.P.




Realizou-se no dia 29 de julho, o 1º jantar da A.J.K.P., estiveram presentes cerca de 30 pessoas.
No jantar para além de muito convivio, houve também tempo para alguns discursos, nomeadamente por parte do presidente da A.j.k.p. Filipe Ferreira, e da Advogada da A.J.K.P. Angela Amorim. No final houve festa karaoke no Antony Bar, com uma brilhante actuação do nosso vice presidente Carlos Pinto, mais conhecido por ( xina ), que fez furor nos corações de todas as meninas presentes, criando assim muita inveja por parte dos outros elementos masculinos, ( eu também, confesso)
Ficam algumas fotos para recordar!

para ver mais fotos vão a este enderesso http://www.fblog.noite.pt/sensei/showimage_720348.html


F.F.

quarta-feira, agosto 23, 2006















Associação Juvenil de Karaté Portugal em Espanha..
A A.J.K.P, esteve presente no vigésimo terceiro estágio internacional de karate wado ryu em Suansses Espanha.
Com duração de uma semana e sob a Orientação do grande mestre Tatsuo Suzuki 8ª Dan de wado ryu que conta com 78 anos de idade assistido pelo sensei Hiroji Fukazawa 7º Dan .
Os elementos da A.J.K.P que integraram a comitiva portuguesa foram: Sensei Filipe Ferreira, Marilia Oliveira, Pedro Campos, Carlos Pinto e Miguel Monteiro.
O convite foi endereçado pela Associação Wado Internacional Karate-do Portugal e pelo seu responsavel técnico Joaquim Gonçalves, no sentido de estreitar os laços de amizade entre as duas associações de wado ryu. Objectivo que do nosso ponto de vista foi totalmente alcançado, pois durante uma semana de treinos intensos e de convívio durante a estadia, as duas associações ficaram ainda mais sensibilizadas para o facto de ser necessário trabalhar em conjunto, para o engrandecimento e fortalecimento daquilo que nos une, que é o" Karate Wado Ryu."

terça-feira, agosto 22, 2006


Associação Juvenil Karaté Portugal (AJKP) é uma associação recente, fundada em 2006, que pretende implementar e dinamizar o Karaté em todos os escalões etários, com maior enfoque nas camadas jovens.
Para o efeito a AJKP debruça-se sobre o ensino, estudo e aperfeiçoamento do estilo Wado Ryu, conjuntamente com o de Ju-Jitsu - arte intrínsecamente ligada ao estilo de karaté Wado Ryu.
O lider deste grupo de praticantes, que à semelhança de tantos outros optou por seguir um caminho distinto daquele que vinham a traçar, em busca de um projecto com o qual se identifiquem mais e que os possibilite progredir em sentidos diferentes, é o Sensei Filipe Ferreira, 3º dan karaté Wado Ryu, graduado em luta livre brasileira (submission) e treinador de Nível 1 pela FNK-P.

Director Técnico Wado Ryu: Filipe Ferreira 3º Dan Karate wado Ryu
Director Técnico jujutsu: Monica Couto 3º dan de jujutsu e kobudo
http://sakuraportugal.no.sapo.pt

Sede: C.S.C.D.R de V.N. de Sande, Rua da Escola, 4800-917 V.N. de Sande, Guimarães.

Dojos: C.S. V.N. Sande, ATL V.N.Sande, Aqúa Brito, Atl Brito, Estação do Corpo, Expressão Marcial Guimarães.
Email: ajkportugal@gmail.com