segunda-feira, outubro 30, 2006


Reflexão sobre a Humildade

Tenho visto coisas que sinceramente me fazem pensar. Observo pessoas que se auto intitulam de humildes e que não obstante o serem, por vezes tomam atitudes arrogantes e de grande prepotência para com os outros, impondo o seu estatuto social, a sua graduação, o seu cargo no emprego para basear e suportar tamanha hipocrisia. Devemos meditar sobre o assunto, e de certa forma tentar perceber porque é que isto acontece. Onde falhamos?! Se começamos a nossa caminhada sempre de forma humilde, com um cinto branco à cintura, a fazer recados no emprego e se foi devido à nossa humildade que conseguimos subir de cargo, de graduação no karate, na vida social, porque é que quando atingimos alguns objectivos, perdemos essa mesma humildade de quando nos iniciámos, que nos permitiu melhorar e chegar até ali? Sim, porque se não tivéssemos sido humildes nunca teríamos conseguido lá chegar.
Esta reflexão nada mais é que uma chamada de atenção para todos nós. Sem humildade nunca se é puro; ninguém é realmente sábio se menospreza a humildade. Não basta ser ou dizer que se é humilde, é necessário trabalhar todos os dias essa mesma humildade, nas pequenas e grandes coisas, não para provar alguma coisa a alguém, mas para sentirmos que assim o nosso caminho não estagnou, e que o caminho da felicidade e da realização pessoal está ao nosso alcance. Só temos de ser humildes todos os dias.

Sensei Filipe Ferreira

4 comentários:

Anónimo disse...

OLA MEU NOME E JESSYKA TENHO DEZESSEIS ANOS E COMECEI A FAZER KARATE A POUCO TEMPO E ESTOU ADORANDO TEM ALGUM PROBLEMA DOS MEUS MUSCULOS FICAREM IGUAL A DOS HOMENS, ESSA LUTA AJUDA A EMAGRECER
BEIJOS STE MAIS
SOU DE MINAS
UM MINEIRINHA MUITO GATA
JESSYKA
ME RESPONDA PELO MEU ORKUT
Jessykagata_frenetika08@yahoo.com.br

Anónimo disse...

OLA MEU NOME E JESSYKA TENHO DEZESSEIS ANOS E COMECEI A FAZER KARATE A POUCO TEMPO E ESTOU ADORANDO TEM ALGUM PROBLEMA DOS MEUS MUSCULOS FICAREM IGUAL A DOS HOMENS, ESSA LUTA AJUDA A EMAGRECER
BEIJOS STE MAIS
SOU DE MINAS
UM MINEIRINHA MUITO GATA
JESSYKA
ME RESPONDA PELO MEU ORKUT
Jessykagata_frenetika08@yahoo.com.br

ajkp disse...

olá jessica, fico muito contente que se tenha iniciado no karate, pois é uma arte Marcial que nos preenche, que contém uma serie de comportamentos que te vão ajudar na escola, e na vida profissional.
Quanto a vc ficar com musculos isso não irá acontecer garanto-lhe, o maximo k acontece é vc ficar com os musculos mais tonificados, mas o aumento dos mesmos não será muito significativo, quanto ao ajudar a emagrecer, se tiveres cuidados com a tua alimentação e praticares continuamente karate em pouco tempo irás emagrecer de certeza..
beijinhos de portugal pra vc!!

António Soares disse...

É a primeira vez que passo pelo blog, mas gostei muito de ler o texto relativo a humildade!
Digo isto porque por vezes parece que estou no Dojo e tudo sai bem, ou mesmo que uma Kata não corra bem, ou um tsuki não seja tão bem aplicado, sinto que só o facto de estar a tentar e a praticar para competir apenas comigo prórpio já me dão uma realização pessoal que todos procuram e nem todos encontram.
Eu acho que artes marciais são mais do que ser bom a combater, é sentir a arte, é viver e respirar com nobres valores... ha quem ache isto uma treta... temos pena!
Saudações