segunda-feira, novembro 13, 2006

GATO POR LEBRE


Gato por lebre
Sábado Novembro 04th 2006 , 1:01 am
Arquivado como: Opinião


Algo que me perturba profundamente; as novas artes marciais de defesa pessoal ou aulas específicas para o efeito, com instrutores “especializados” em técnicas que versam as mesmas.

Na minha perspectiva, nas ditas técnicas de defesa pessoal - como já vi algumas vezes serem ministradas em cursos para o efeito - o que é ensinado é um conjunto de “truques” que só irão ser bem assimilados por alguém que já possua conhecimentos em artes marciais, isto quando o público alvo destas aulas normalmente são leigos que nunca tiveram quaisquer contactos com actividades de semelhante objectividade.

Julgo que para se dominar minimamente técnicas de defesa pessoal é necessário percorrer todo um processo de “trabalho base”. Tais conhecimentos serão fundamentais para o suporte físico e técnico do sujeito e da sua aprendizagem, bem como o é em todo o trabalho inerente a prática de artes marciais no geral – e no karaté em concreto -, que visam uma constante a superação física e mental, por forma a tornar quaisquer reacção natural num momento de confronto, sem que “bloquear” - como acontece a muita gente.

Todas as Artes Marciais, sem excepção, devem conter trabalho de base. “Não se começa uma casa pelo telhado” mas sim pelos seus alicerces. O nosso desenvolvimento no futuro dependerá muito dessas fundações.

Temo – isto só para não asseverar que estou plenamento certo - que se ande a propagandear e vender “Gato por Lebre” em alguns Ginásios e Centros de Prática. Meus amigos, tal não existe: o elixir da sabedoria e da magnificência momentânea, para que se anuncie tão categoricamente que, com a frequência dessas aulas (algumas em cursos de fins-se-semana) se prepare pessoas para confrontos reais com assaltantes, violadores, sequestradores, etc. Isto, quanto a mim, é eticamente incorrecto e poderá transmitir aos destinatários uma falsa sensação de confiança, que inclusivamente se poderá revelar fatal, custando-lhes assim a própria vida.

Para que um sujeito se encontre minimamente preparado é necessário uma prática contínua de ANOS, até que se possa, através da base adquirida, começar a dominar um tal conjunto de técnicas, raciocinar um leque de soluções, que permita superiorizar-se perante um ou vários agressores. E, até mesmo assim, com plena consciência de que nada estará assegurado e que poderá perder a vida num confronto desses, mercê de um hipotético excesso de confiança.

Filipe Ferreira

1 comentário:

Anónimo disse...

Humildade refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.

Humildade vem do Latim "humus" que significa "filhos da terra", ao analisarmos esta frase, encontramos material suficiente para aprender sobre a humildade:

Se diz que a humildade é uma virtude