domingo, janeiro 28, 2007

Ritual da entrega do cinto negro


Muitos me perguntaram, no final da graduação para cinto negro dos meus alunos Marcio Oliveira (6 anos de pratica), e Ovidio Sampaio (7 anos de pratica), o porque daquele ritual na entrega dos cintos negros? Se até então todos os cintos que eu dei, eram seguidos de um comprimento afectuoso; como um abraço ou um comprimento de mãos ou beijinhos. O porque daquela forma fria e rude até, do empurrão?'

Deixo-vos um pequeno texto, para que voçes possam entender melhor este meu ritual, e espero um dia, dar-vos o tal empurrão também..


"Uma águia empurrou gentilmente seus filhotes para a beirada do ninho. O seu coração acelerou com emoções contaditórias, ao mesmo tempo que sentiu a resistência dos filhotes. Por que será que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair? Pensou ela.

O ninho estava colocado bem no alto de um pico rochoso. Abaixo, somente o abismo e o ar para sustentar as asas dos filhotes. E, se justamente agora, isto não funcionar?, pensou ela.

Apesar do medo, a águia sabia que aquele era o momento. A sua missão estava prestes a completar -se, restava ainda uma tarefa final: o empurrão. A águia encheu-se de coragem. Enquanto os filhotes não descobrirem as suas asas não haverá propósito para a sua vida. Enquanto eles não aprenderem a voar não compreenderão o privilégio que é nascer águia.

O empurrão era o melhor presente que ela podia oferecer-lhes. Era o seu supremo acto de amor. Então, um a um, ela precipitou-os para o abismo. E eles voaram!"

tal como a mãe Aguia que tem de dar um empurrão á sua cria depois desta estar criada e pronta para voar, também eles receberam o mesmo empurrão ontem de mim.. Agora voem, espero que as asas se abram, e que não caiam no chão como muitos cintos negros que conhecemos!!
(VOEM RUMO AO AUTO-CONHECIMENTO)


Filipe Ferreira

3 comentários:

Anónimo disse...

Domo arigato Sensei Filipe Ferreira, e domo arigato AJKP . Espero corresponder às expectativas de todos aqueles que viram o nosso "empurrão", espero vir a ter forças nas "asas" assim como as "asas" do Sensei, acredito no caminho que levamos, porque acredito nas pessoas que me rodeiam na AJKP. Domo arigato a todos.

Anónimo disse...

Muito bonito Sensei Filipe!
Eu fui uma das pessoas que tive o prazer de ver o "empurrão" e fiquei como todos os outros, admirados e orgulhosos pelo Sensei Marcio e pelo Sensei Ovidio!
Nao tenham medo de cair, ate porque, tenho a certeza que irão ter sempre força nas asas para voar cada vez mais alto :)
Os meus PARABENS aos novos, senseis e claro ao nosso Sensei Filipe, tudo que somos no Karate a ele o devemos.

Anónimo disse...

Adorei ver a entrega do cinto negro ao Marcio e ao Ovídio. Vão daqui os meus cinseros votos de admiração para eles! Mesmo não tendo percebido na altura o porquê do empurrão, achei o ritual bonito, diferente... Mas depois de ter lido o artigo, fiquei ainda mais encantada! Espero ver ainda muitos merecidos empurrões dados pelo nosso sensei Filipe!
Bjinhos

Eunice