terça-feira, janeiro 30, 2007

Estágio Nacional






























O estágio nacional da AJKP foi um sucesso reconhecido por todos, não só a nível técnico, mas como também a nível humano, uma vez que a interacção entre adultos e crianças foi uma constante, permitindo desta forma uma maior socialização de todos os intervenientes.

O estágio na parte da manhã foi somente para os exames de graduação, assistiu-se a bons desempenhos por parte dos nossos jovens atletas, com principal destaque para o ruizinho o menino que tem ( trissomia 21) que mais uma vez superou todas as expectativas e passou com um bom desempenho o seu exame.

De tarde o estagio começou com a entrega de cinturões e respectivo diploma de exame, e depois seguiu-se" o momento do estágio", o momento em que o sensei Filipe Ferreira gradua( pela primeira vez ) para cinto negro dois dos seus alunos, Ovidio Sampaio e Márcio Oliveira, esta graduação deixou todos expectantes, uma vez que foi uma surpresa para todos.

Depois do ritual da entrega dos cintos negros, o estágio técnico começa com o sensei Filipe Ferreira na componente de Karate wado ryu, em que abordou varias sequências de golpes com atemis até a "opção" de finalização através de chaves ou torções, trabalhando para isso derivações como; te nagashi uke, sukui uke, e mesmo shuto uke, que eram utilizadas para aproximação do adversário encurtando a distância para distância curta ou nula, fazendo para isso um aproveitamento da força do ataque do oponente.

fez-se uma Pausa para o Lanche, que foi cedido pela associação aos mais de 160 praticantes que estavam no estágio.

De Seguida foram separados dois grupos um de crianças, e outro com adultos.

A sensei Mónica deu alguns jogos didácticos ás crianças, e fez uma interacção de algumas crianças com alguns dos seus bushis, conseguindo desta maneira cativar a atenção dos pequenos karatecas, (o que diga-se de passagem não era tarefa fácil) Parabéns á sensei Mónica pela entrega.

O sensei Joaquim Gonçalves, ficou com os adultos, fazendo interpretações de alguns jogos de distancia, focando alguns dos aspectos físicos e anatómicos das acções motoras na antecipação, o treinador Joaquim Gonçalves superou todas as expectativas dos atletas presentes, de fazer referencia que o Sensei Joaquim fez-se acompanhar pelo campeão Fernando Ferreira ao qual nós também agradecemos, Parabéns a ambos.

O Final do estágio foi reservado á componente do ju jutsu, no qual a sensei Mónica não defraudou as expectativas, realizando técnicas eficazes de torções, chaves, e atémis, dando mostras de ser uma sensei com bastante criatividade na hora de efectuar algumas dessas chaves, pois facilmente dava seguimento, para uma outra torção ou uma outra chave, parabéns á Sensei Mónica pela arte demonstrada que por todos foi apreciada.

No final procedeu-se á entrega dos respectivos diplomas.

Domo Arigato Gozaimashita A.J.K.P.

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Selecção Nacional FNK-P













Cátia Marcela Gonçalves na selecção

A atleta do centro social de vila nova de sande, representou a nossa selecção nacional de karate no X Troféu Internacional de Karate – VII-Memorial Ruben Sánchez “Collado Villalba” a nossa atleta perdeu no seu jogo de combate pelos parciais de 3-2 com uma atleta espanhola da equipa la mancha, que viria a sagra-se campeã desse torneio.
A equipa portuguesa como não havia repescagens só fez uma eliminatoria com os seguintes resultados, Nuno Moreira 1-1, Dinarte Santos 0-0, Marcela Gonçalves 2-3, Pedro Pinto 0-3, João Meireles 6-1, Acompanhou a equipa o Técnico, Dr. Elias Santos, o Secretário-geral da FNK-P João Salgado e o Presidente do Conselho de Arbitragem Joaquim Fernandes.

domingo, janeiro 28, 2007

Ritual da entrega do cinto negro


Muitos me perguntaram, no final da graduação para cinto negro dos meus alunos Marcio Oliveira (6 anos de pratica), e Ovidio Sampaio (7 anos de pratica), o porque daquele ritual na entrega dos cintos negros? Se até então todos os cintos que eu dei, eram seguidos de um comprimento afectuoso; como um abraço ou um comprimento de mãos ou beijinhos. O porque daquela forma fria e rude até, do empurrão?'

Deixo-vos um pequeno texto, para que voçes possam entender melhor este meu ritual, e espero um dia, dar-vos o tal empurrão também..


"Uma águia empurrou gentilmente seus filhotes para a beirada do ninho. O seu coração acelerou com emoções contaditórias, ao mesmo tempo que sentiu a resistência dos filhotes. Por que será que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair? Pensou ela.

O ninho estava colocado bem no alto de um pico rochoso. Abaixo, somente o abismo e o ar para sustentar as asas dos filhotes. E, se justamente agora, isto não funcionar?, pensou ela.

Apesar do medo, a águia sabia que aquele era o momento. A sua missão estava prestes a completar -se, restava ainda uma tarefa final: o empurrão. A águia encheu-se de coragem. Enquanto os filhotes não descobrirem as suas asas não haverá propósito para a sua vida. Enquanto eles não aprenderem a voar não compreenderão o privilégio que é nascer águia.

O empurrão era o melhor presente que ela podia oferecer-lhes. Era o seu supremo acto de amor. Então, um a um, ela precipitou-os para o abismo. E eles voaram!"

tal como a mãe Aguia que tem de dar um empurrão á sua cria depois desta estar criada e pronta para voar, também eles receberam o mesmo empurrão ontem de mim.. Agora voem, espero que as asas se abram, e que não caiam no chão como muitos cintos negros que conhecemos!!
(VOEM RUMO AO AUTO-CONHECIMENTO)


Filipe Ferreira

sexta-feira, janeiro 05, 2007

1º ESTÁGIO NACIONAL A.J.K.P.


A Associação Juvenil De Karate Portugal vai realizar no dia 27 de janeiro o seu 1º estágio nacional, com a participação dos directores tecnicos das suas respectivas associações, Filipe Ferreira (A.J.K.P.), Joaquim Gonçalves (A.I.K.W.P), Monica Couto (A.S.P.)
As componentes tecnicas do estágio serão; karate wado ryu, Ju-jutsu, shiai kumite (karate desportivo).
O estágio é aberto a todas as associações e praticantes de artes marciais que queiram participar.
Para mais informações contacte-nos pelo o email
ajkportugal@gmail.com




Filipe Ferreira (kani Basami)